Aprender a brincar é aprender a viver

Cândido Portinari


Quando assistimos crianças brincando juntas no quintal, na praça, tão despreocupadas e alegres, não somos capazes de imaginar quanta aprendizagem está acontecendo ali.
Além da diversão própria do jogo, indispensável aos humanos, o brincar promove 2 tipos de aprendizagem:
1)  a APRENDIZAGEM MOTORA, espacial, sensorial, que diz respeito ao corpo no ambiente. Enquanto brinca a criança vai conhecendo e desenvolvendo sua capacidade física (destreza, habilidades, precisão de movimentos, força, fôlego, etc...)
2)  a APRENDIZAGEM SOCIAL, que diz respeito ao indivíduo no grupo. Brincando, aprende-se a conviver, criar e respeitar regras coletivas, negociar, aceitar e discutir divergências, assumir e desempenhar papéis. Socializar-se.
Há também, e não menos importante, o estímulo à imaginação, que vai enriquecer o que chamamos de “mundo interno” da criança, onde ela buscará recursos criativos para as situações novas da vida.
Defender-se, competir, cooperar, experimentar, organizar, criar, discutir e concordar, enfrentar situações inesperadas, correr riscos, errar, saber sobre suas competências, conquistar, conviver com os amigos diferentes nos hábitos e valores e maneira de viver.
Tudo isso está envolvido no brincar!!! Assim se observa como é importante garantir esse espaço tanto em casa, quanto na escola. Nesse momento acontecem descobertas que abrirão amplos horizontes na vida dos pequenos.
Brincar não é luxo, mas necessidade para o desenvolvimento.Brincar é coisa séria para as crianças.


Paula Freire, psicóloga, membro do Núcleo de Botucatu da Aliança pela Infância.

Ute Craemer, em Botucatu!

Ute Craemer, uma das fundadoras da Aliança pela Infância no Brasil, esteve hoje em Botucatu e se reuniu com alguns membros do Núcleo deste  município lá no projeto Bem Te Vi.

Ute no Projeto Bem Te Vi

Dia do Brincar no Bem Te Vi







O Dia Municipal do Brincar ( 28 de Maio) foi comemorado pelas crianças do Bem Te Vi com muitas brincadeiras proporcionadas pelos alunos do 11º ano da Escola Aitiara.