Aliança pela Infância leva debate sobre sustentabilidade do ser para Rio + 20

Andressa Pellanda (Aliança pela Infância)

Além de integrar um stand na Cúpula dos Povos, a Aliança pela Infância participou da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em um evento sobre Consumismo Infantil, Publicidade e Sustentabilidade.

Ute Craemer, fundadora da Aliança no Brasil, deu uma palestra sobre sustentabilidade do ser, no dia 13 de junho, no Riocentro, em um evento destinado a organizações credenciadas na ONU. Com a presença de cerca de 120 pessoas de todos os continentes que, segundo Isabella Henriques, diretora do Instituto Alana, superou as expectativas dos organizadores. Ute abordou um aspecto do tema que ela chamou de “sustentabilidade da consciência individual”.

Cada pessoa que acredita na sustentabilidade ecológica, política e econômica encontra isso dentro dela mesma, em uma sustentabilidade interior. “Sem a conscientização que vem de dentro para fora, resta somente a teoria das políticas sustentáveis. É na mente, no coração e nas mãos que se cria a cultura de Paz”, explica Ute.

Participaram também como palestrantes Ana Claudia Bessa (Infância Livre de Consumismo); Gabriela Vuolo (Instituto Alana), que falou das leis de proteção à criança e da necessidade de denunciar os abusos; Ana Maria Wilheim (Akatu); Mariana Ferraz (Idec) e Roseli Goffman (CFP).

Fonte: www.primeirainfancia.org.br - 06/julho/2012