Brincadeira das cinco marias

Crianças do Projeto Bem Te Vi jogando 5 marias


No Brasil a brincadeira é conhecida como cinco marias. No Japão, o seu nome é otedama.


As regras da brincadeira variam bastante, de lugar para lugar, mas, na base, o jogo é sempre o mesmo.

Trata-se de uma brincadeira muito antiga e muito divertida, que pode ser executada com cinco pedrinhas, do mesmo tamanho, ou, cinco saquinhos feitos com retalhos de tecidos, e recheados com arroz cru, areia, milho ou feijão.

No Japão, o recheio costuma ser de feijão azuki, onde, cada saquinho, costuma ter, também, um sininho dentro.

Cada participante da brincadeira tem o seu próprio jogo de cinco pedras (ou cinco saquinhos). Na sua vez, ele segue os passos abaixo:

1- Jogue todos os saquinhos no chão. Depois, escolha um deles e pegue-o sem tocar nos demais. Em seguida, jogue-o para o alto e, enquanto o saquinho estiver no ar, apanhe, rapidamente, um dos saquinhos do chão. Faça isso sem tocar nos outros saquinhos. Rapidamente, apanhe, com a mesma mão, o saquinho que estava no ar. Coloque o saquinho que apanhou, no chão, e, em seguida, faça a mesma coisa com cada um dos outros saquinhos.

2- Jogue, novamente, todos os saquinhos no chão. Em seguida, apanhe um saquinho sem tocar nos demais e lance-o ao ar. A operação é a mesma da fase anterior, só que, desta vez, o jogador deverá apanhar dois saquinhos de uma vez. E em seguida, com a mesma mão, apanhar o saquinho que jogou no ar.

3- Desta vez, depois de jogar os cinco saquinhos no chão, o jogador deve jogar um saquinho no ar, e rapidamente, apanhar um saquinho do chão para, em seguida, apanhar aquele que foi lançado, com a mesma mão. Depois, repetir a operação, só que, desta vez, deverá apanhar todos os três saquinhos restantes, de uma só vez. Em seguida, apanhar aquele que lançou no ar, com a mesma mão.

4- Nesta fase, repetir a mesma operação mas, após lançar o saquinho escolhido ao ar, ele deverá apanhar todos os saquinhos restantes, de uma só vez. E, claro, apanhar aquele que atirou no ar, com a mesma mão, sem derrubar nenhum. Se o jogador esbarrar em um saquinho enquanto escolhe o aquele que será lançado; ou se ele derrubar um saquinho em qualquer etapa da na brincadeira, a sua vez passará para o próximo jogador.

Vence a brincadeira, aquele que conseguir cumprir todas as etapas, de uma só vez. (Costurar as cinco marias é muito fácil. Basta cortar quadradinhos de retalhos, do mesmo tamanho, e fechá-los com um pesponto manual. Se alguém encontrar dificuldades, escreva pra gente! Nós teremos prazer em mandar um desenho detalhado do processo.)

Uma ótima diversão!