Impacto da educação inclusiva na pré-escola é avaliado em pesquisa


Experiência da diversidade na infância pode promover a abertura ao diferente e evitar o preconceito de forma duradoura, sugerem pesquisadores da USP.


Experiências vividas na infância são fundamentais para definir as características mais marcantes do caráter de uma pessoa. Esse pressuposto serviu de ponto de partida para uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto de Psicologia da USP, para avaliar o quanto a experiência de uma educação inclusiva na pré-escola pode promover a abertura em relação ao diferente e evitar o preconceito de forma duradoura.

Segundo a pesquisadora Marie Claire Sekkel, que realizou entrevistas com crianças do Ensino Fundamental, provenientes de uma pré-escola inclusiva, a abertura para com o diferente manteve-se independentemente dos valores familiares. “Há algo comum na educação dessas crianças para o qual a escola exerce forte determinação. Isso mostra o potencial das instituições de educação na formação desses alunos”, disse ela. Maiores informações poderão ser encontradas na página da FAPESP.