Semana do Aleitamento Materno


A saúde da criança está diretamente relacionada com uma gestação sadia, com uma alimentação adequada desde os primeiros dias, com a presença de ritmo em seu dia-a-dia, além do afeto, que é algo essencial.

Nos primeiros meses de vida da criança, quando possível, o leite materno deve ser seu único alimento. O aparelho digestivo dos recém-nascidos precisa de um tempo de amadurecimento para lidar com os outros alimentos que, introduzidos de forma inadequada, podem causar sérios danos ao organismo.

Crianças alimentadas com leite materno são habitualmente protegidas contra resfriados, alergias, diarreias e infecções. Nenhuma outra espécie de leite atenderá tão perfeitamente às necessidades físicas, afetivas e emocionais das crianças, nesta fase da vida.

Por outro lado, com a amamentação estabelece-se um vínculo e uma troca amorosa entre a mãe e a criança. A criança que se sente amada e aceita, desde o início de sua vida, tem menores chances de desenvolver o impulso da violência.

Incentivar o aleitamento tem sido uma das grandes campanhas da Aliança pela Infância que realizará diversas atividades no Brasil na semana de 01 a 05 de agosto. Veja mais.